3 de mai de 2017

ORGANIZANDO E LIMPANDO O GUARDA ROUPAS



Na hora de comprar roupas é importante que você tenha em mente as peças que já tem para ver o que pode combinar. Não adianta comprar por impulso. São peças que ficam no guarda-roupa e você nunca chega a usar porque não encontra peças que combinem. A dica é pensar no que você precisa e nas peças que já tem para compor o look.



Separe as roupas que devem ser excluídas. Não adianta manter no guarda-roupa peças que o cliente não usa mais. Você corre o risco do cliente insistir em usar algo que não fica bem pra ele, afinal elas estão aí.
Separe as roupas que podem ser aproveitadas se forem reformadas. Uma bainha aqui, um corte lá, um costura ali e a peça pode ficar nova.
Faça uma relação das necessidades do cliente, os locais que ele frequenta no lazer, trabalho, vida social, esporte, identificando o tipo de roupa para cada ocasião.
Mostre ao seu cliente algumas informações que ele deve lembrar na hora de analisar uma roupa do armário:
-A peça está dentro do seu gosto?
-Ela é atual?
-Ela combina com o estilo e tipo físico?
-Ela tem bom caimento?
-Ela combina com a cor do cabelo, pele e olhos?
-Ele compraria esta peça novamente?
Desta forma tanto ele como você conseguem compreender o que a peça representa pra ele.
O próximo passo é dividir as peças que sobraram no guarda-roupa em grupos que são chamados de capsule wardrobe. Defina quantos grupos o cliente precisa e defina pelo estilo de vida. Inclua também acessórios que serão usados pelo cliente.  Procure harmonizar cores, tecidos, estampas e texturas.
Separe três peças básicas: uma calça, um vestido e uma saia. Separe duas ou três blusas que combinem com as peças. Uma blusa pode ser branca, a outra em um tom mais escuro e a outra com um detalhe, pode ser estampa também.
Separe um vestido ou um conjunto com duas peças para combinar com as peças dos grupos. Coloque também um blazer, pode ser uma cor mais forte e um casaco, para as estações mais frias. Separe também acessórios como sandálias e sapatos com e sem salto. Bolsas cintos, anéis, óculos, cachecol, pulseira.
Depois de montar esses grupos faça fotografia de todos e anote-os em um relatório. Assim o seu cliente saberá exatamente o que ele deve usar e como combinar.


Confira algumas dicas:

 Para limpar o guarda-roupa, use uma flanela úmida e depois uma seca.
  • Jamais utilize sabonetes para deixar cheiro nas roupas. Ele pode criar umidade com o tempo, e os de ervas atraem as traças. A melhor opção é fazer sacos pequenos de tule com giz, que é a base de cal e combate a umidade.


  • Usar sacos de TNT para guardar peças de cores vermelha, preta, azul-marinho e branca, pode ser uma boa pedida, impedindo que elas desbotem com a luminosidade.
  • Coloque os cintos esticados pendurados pelas fivelas.
  • A primeira regra para organizar o guarda-roupa é tirar todas as peças e começar do zero. É muito importante eliminar o que você não quer mais ou não serve mais. Não adianta guardar um monte de peças que você não usa. Faça uma doação.

  • Se você gosta de guardar os perfumes no armário, o melhor é coloca-los juntos em uma caixa de plástico.
  • As correntes de bijuterias podem ser penduradas no armário com um pendurador de fixar, para não precisar furar o armário. Procure deixar à vista as peças que vocês mais utiliza.
  • As peças maiores como pantalonas, calças e saias devem ficar na parte maior do armário para evitar que elas amassem. As saias devem ser penduradas pelo cós, com a frente virada para fora.
  • Depois pendure no cabide as saias, shorts e bermudas que são mais curtos.
  • As calças devem ser colocadas em cabides com o cavalo voltado para o fundo do armário. Podem ser colocadas duas calças em cada cabide.
  • Para não criar nervura no ombro e não acabar com a ombreira, é preciso colocar blazer e casacos em um cabide que tenha a parte lateral ovalada, para manter a peça com qualidade.
  • Acessórios e roupas de praia e ginástica devem ser guardados em sacos de TNT.

  • As peças íntimas devem ser separadas por cores: da clara para escura e no final as mais destacadas. Faça conjunto com sutiã e calcinha e dobre junto. As meias também devem ser divididas por cores. Meias finas devem ser guardadas em sacos de material plástico cristal.
  • As camisetas devem ser dobradas e enroladas em rolinho conforme a cor, sempre do claro para o escuro. Se a gaveta for grande, você pode colocar as de manga comprida também, conforme a cor.
  • Os pijamas e camisolas podem ser guardados na gaveta.
  • As bolsas podem ser guardadas na prateleira.
  • Os sapatos devem ser guardados em prateleiras especiais; os de salto alto devem estar em gavetas aramadas, e todos separados por cor. Os melhores e menos usados devem ser colocados dentro do saquinho de TNT.
  • As botas de cano longo podem ser colocadas dentro do armário na parte debaixo.
  • As bolsas de festa podem ser colocadas em caixas transparentes, que serão guardadas no armário.
  • As peças como echarpes, cachecol e demais que você não usa muito, podem ser guardadas em sacos de TNT.
  • As peças que você não tiver lugar para pendurar, apenas dobre e guarde em gavetas ou diretamente na parte do armário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário