29 de abr de 2017

TIPOS DE PELE


O tipo de pele está relacionado à quantidade de óleo, podendo ser normal, oleosa, mista ou seca.

tipos de pele



  • Pele Normal (Eudérmica)

Este é o tipo de pele menos frequente dentre todos. Tem textura aveludada e é saudável. Seu grau de oleosidade é controlado, ou seja, não é muito seca nem muito oleosa. Neste tipo de pele, o aparecimento de espinhas e manchas é menor. O conteúdo de água e óleo da pele normal é equilibrado, e seus poros são pouco visíveis.
  • Pele Oleosa (Lipídica)

A pele oleosa é conhecida por seu excesso de brilho, devido a uma maior produção de sebo. Neste tipo de pele, o aparecimento de acnes, comedões (abertos ou fechados) e poros dilatados é mais frequente. A pele oleosa pode ser causada pelo excesso de sol, dieta rica em alimentos gordurosos, estresse, alterações hormonais, e também por fatores genéticos. 
  • Pele Seca (Alipídica)

É caracterizada por uma maior falta de óleo. A pele seca pode apresentar descamação e vermelhidão, falta de brilho, e tem os poros pouco visíveis normalmente. Neste tipo de pele, o aparecimento de pequenas rugas e fissuras pode ser mais comum. A pele seca pode ser causada por fatores ambientais (como o tempo frio, seco, vento, etc) e também por fatores genéticos. Banhos muito demorados com água quente podem favorecer o ressecamento da pele.
  • Pela Mista

Este tipo de pele é muito frequente, pois é uma mistura da pele seca e da pele oleosa. Apresenta maior oleosidade e poros dilatados na chamada “zona T” (queixo, nariz e testa), e aspecto de pele seca ou normal no resto do rosto (bochechas e extremidades). Neste tipo de pele, o aparecimento de rugas finas e descamação é mais comum, devido à sua espessura fina.


Dicas essenciais para todos os tipos de pele:
  • Beber muita água diariamente (em média 2 litros) deixa a pele hidratada, bonita e é essencial para o bom funcionamento de todo organismo.
  • Alimentação equilibrada e rica em frutas e verduras, além de ser importante para a saúde, deixa a pele ainda mais bonita.
  • Dormir bem (pelo menos 6 horas) ajuda a evitar as temidas olheiras, o aspecto de cansaço, e claro, é fundamental para a saúde do corpo e mente.
  • Para uma pele bonita e saudável, nada de cigarros e bebidas alcóolicas.
  • Limpe e hidrate sua pele diariamente. O ideal é procurar um dermatologista para obter a indicação de um produto correto para o tipo de pele.
  • Utilize o filtro solar diariamente, independente do clima. Ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário